O BobbaWars é um site de entretenimento, focado na criação de conteúdo através do Habbo Hotel. Promovendo debates e entrevistas, abordando temas relevantes que toquem, de forma direta, a vida de cada pessoa, tanto no ambiente físico, quanto no virtual. Sua missão é entreter, divertir e informar.
Fundado no dia 20 de Maio de 2020 por Bruno Rodrigues, sob o nome de "InfoWars" e originalmente focado unicamente à comunidade presente no jogo. Seus objetivos não mudaram, mas sua marca e posicionamento mudou, para criar coisas incríveis para pessoas de dentro e fora do Habbo Hotel.
Abaixo, você encontrará todo o conceito e a proposta por trás desta marca e o web design do seu site oficial.
A palavra "bobba" é originalmente encontrada no Habbo Hotel, um dos maiores locais de encontro social do mundo. Esta palavra foi introduzida dentro do jogo através da ferramenta "Filtro Bobba", no qual qualquer e toda palavra que divergisse com as diretrizes da comunidade (ex.: palavrões, e-mails, sites, palavras suspeitas de conteúdo criminoso e/ou impróprio) seriam automaticamente substituídas pela palavra "bobba".
Há outros relatos de que este filtro foi introduzido unicamente para evitar o compartilhamento de informações pessoais dentro do jogo e depois aprimorado. Esta feramente já foi retirada do Habbo em 2011, substituindo a palavra por "*****" (cinco asteriscos), porém esta mudança não durou por muito tempo, a fama e a cultura presente em cima desta palavra permanece até hoje, mesmo fora do hotel virtual.
Mas afinal, por que escolher a palavra "bobba" para o nome de uma marca? Entendemos que há uma necessidade de dar um novo significado a esta palavra, entendo-a como uma limitação necessária implementada pelo jogo, mas que fora dele pode haver um novo sentido. Um sentido que busca superar estas "limitações", aos quais através da internet e além do próprio jogo, possibilitemos a todos o consumo de conteúdos relevantes e significativos, que tenham influência direta nas nossas vidas através da internet.
Temos com objetivo produzir conteúdos como entrevistas, colunas, podcasts, vídeos e o que a internet e a nossa criatividade nos possibilitar, que abordem temas como: vícios virtuais e suas consequências; saúde mental; direitos e orgulho LGBTQIA+; diversidade na internet; inclusão de surdos e deficientes auditivos no mundo virtual, cultura pop e cinema, jogos e seus significados, críticas e matérias. Tudo isto numa abordagem simples, jovem e atual. Além de jogos e eventos, sejam dentro do Habbo ou através de nossa web rádio e redes sociais.
Por fim, o BobbaWars preza em dar a possibilidade de qualquer pessoa com boa intenção de criar o seu conteúdo, programa, coluna ou colaboração através de nosso site. Entendemos que dar voz a jovens, estudantes, profissionais e até aqueles que possuam como hobbie uma grande ideia, seja a possibilidade para muitos de aprender, crescer e investir no seu currículo e portfólio, visando benefícios reais para a vida de cada membro da equipe.​​​​​​​
A logo/emblema circular com uma caveira pixelada remete diretamente a palavra "bobba" e ao Habbo Hotel, o qual esta marca/site é inspirado e não pertencente, apesar de também compartilhar de conteúdos e eventos realizados através do jogo como fã site.
Além disto, a caveira representa o perigo, o erro e a morte. Mas, com o objetivo de dar um novo significado a todo este conceito, fazemos questão de lembrar que a caveira também é "um símbolo escolhido pelas pessoas destemidas, que não temem a morte, tampouco as batalhas da vida", que remete a igualde humana e junto a paleta de cores (que falarei depois) dão vida a ideia e significam esperança, respeito e amor, ideais do BobbaWars.
A paleta de cores do BobbaWars foi criada se baseando no mesmo significado criado por Gilbert Baker, em 1978, para a bandeira LGBTQIA+. "Ele dispôs originalmente oito faixas, com o seguinte significado: rosa para a sexualidade, vermelho para a vida, laranja para a saúde, amarelo para o sol, verde para a natureza, azul para a arte, índigo para a harmonia e violeta para o espírito", apesar de o BobbaWars acabar por não usar todas as cores.
As cores remetem a diversidade e liberdade, e ao permitir que o azul predomine em contraste com as logos e as faixas coloridas, buscamos passar confiança e segurança. Ao usarmos as letras da palavra "bobba" com as faixas de cada cor, temos como objetivo alcançar a união e a propagação da marca, a possibilidade de fácil adaptação e equilíbrio no que produzimos, valorizando a alegria, a simplicidade e a clareza, naqueles que criam e naqueles que consomem do nosso conteúdo.
As fontes escolhidas e nessa formatação, foram inspiradas na antiga logo do "InfoWars" (imagem a baixo), buscando causar uma dualidade e ao mesmo tempo reforçar a possibilidade de união, chamando a atenção de quem a vê de forma simples e bonita. O fato de algumas das letras da palavra "bobba" estarem inclinadas, dão a ideia de continuidade e flexibilidade, reforçando a proposta de nosso slogan: "diversão, amizades e bobba!"
Por fim, a palavra "wars", traduzida para o português como "guerras", permanece por 2 motivos: por herança da história da criação deste projeto enquanto "InfoWars" e pelo seu significado literal que remete a "guerras".
InfoWars - "Guerras de Informação": com o objetivo que já foi citado neste texto, abordar temas, realizar debates e entrevistas, originalmente através do Habbo Hotel. Dando um novo sentido a palavra "guerras" e utilizando do próprio jogo, como "arma" para a fomentação de conteúdos e temas relevantes para todos os usuários.
BobbaWars - "Guerras de Bobba": a partir da nova proposta de significado para a palavra "bobba", superar limites para a produção de conteúdos de temas relevantes, mas não somente a usuários do Habbo Hotel e sim a todos que pudermos alcançar. Realizando debates e entrevistas, além de todos os conteúdos já propostos aqui. O sentido de InfoWars não foi excluído, pelo contrário, foi aperfeiçoado.
Outro motivo curioso para a mudança estratégica de nome, é a existência de um site de língua inglesa chamado também de "InfoWars", mais antigo e de conteúdo de extrema direita, conspirador e conservador, se não também radical, que produz basicamente notícias sobre temas políticos. Ou seja, ideais e propostas completamente diferentes as do InfoWars criado por nós. Mudar de nome também foi necessário para darmos um novo passo para a produção de conteúdo internacional, o qual ainda está sendo estudado e trabalhado para que se torne real em breve.